Blog

user

Crise na produção de coco: Brasil pode oferecer alternativas sustentáveis ao problema enfrentado na Ásia

Crise na produção de coco: Brasil pode oferecer alternativas sustentáveis ao problema enfrentado na Ásia
5 min de leitura

Uma das soluções é investir no aproveitamento integral do coco, com a criação de novos produtos sustentáveis e a redução do desperdício de matéria-prima

São Paulo, junho de 2024 – O mercado mundial de coco se depara com um cenário bastante preocupante. Isso porque países asiáticos, como Filipinas, Índia e Indonésia, têm enfrentado uma crise sem precedentes na produção do fruto, motivada por fatores que vão desde as mudanças no clima, com secas prolongadas e tempestades mais intensas, até o aparecimento de pragas e doenças, como o amarelecimento letal do coqueiro, capazes de reduzir e até devastar plantações inteiras.

Além disso, questões socioeconômicas, como a falta de acesso a tecnologias agrícolas modernas e a baixa capacidade de investimento por parte dos produtores também têm contribuído para o agravamento da situação. Tudo isso ocorre em meio a um crescimento da demanda global, já que o coco é um alimento muito versátil e utilizado significativamente na composição de alimentos, cosméticos e nutracêuticos.

“A indústria de cosméticos valoriza muito o óleo de coco, por exemplo, que traz diversos benefícios sensoriais, promove um brilho sutil e apresenta um perfil de média absorção e espalhabilidade, com excelente deslizamento e formação de filme”, afirma Bruna Merigiolli, Especialista da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará responsável por Pesquisa e Desenvolvimento. “Já no setor de alimentos, o coco é usado desde o próprio consumo in natura até como leite de coco, óleo de coco, água de coco, coco ralado e farinha de coco em receitas doces e salgadas”, acrescenta.

Brasil como alternativa

Em meio ao cenário imposto pela crise nos países asiáticos, é fundamental que os produtores busquem alternativas, como a diversificação das fontes de fornecimento, o desenvolvimento de variedades resistentes e a implementação de práticas agrícolas mais sustentáveis, incluindo a redução de monoculturas.

“Devemos reforçar também que o aproveitamento integral do fruto é uma ferramenta capaz de criar oportunidades econômicas, ao gerar receita adicional a partir dos subprodutos obtidos, como o óleo de coco”, diz a analista de ESG do Grupo Sabará, Giulia Paciello. Ela pontua que essa prática está alinhada ao conceito zero waste, cujo objetivo é mitigar a quantidade de resíduos gerados durante o processo de produção. “Em vez de serem eliminados, os componentes restantes do fruto são convertidos em subprodutos de valor agregado, o que maximiza o aproveitamento dos recursos naturais e reduz a geração de resíduos”.

A especialista ressalta que o Brasil oferece alternativas cruciais para o mercado global do coco, pois, além de incentivar novas tecnologias e fortalecer a economia local, elas promovem também a redução da emissão de gases de efeito estufa relacionada a longos deslocamentos.

Um exemplo disso é o óleo de coco da Concepta Ingredients. O produto é originado de produção nacional responsável, que além de gerar valorização ao mercado brasileiro e evitar a emissão de GEE atrelada aos trajetos de importação, a empresa realiza o aproveitamento integral dos frutos - ou seja, coloca em prática uma produção sem geração de resíduos.

“Entre os destaques dessa produção sustentável, estão a conservação de cerca de 10 mil hectares de florestas nativas, que contribui para o sequestro e o armazenamento de carbono e, como consequência, para a manutenção do microclima na região. Essa iniciativa também fomenta a utilização de práticas e técnicas de alta produtividade, que levam a biodiversidade local em consideração, otimizam o uso de recursos naturais e minimizam modificações ambientais, com baixos consumos energético e hídrico”, finaliza Giulia.

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa Bio Abundância. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e convencionais, apoiados na capacitação de famílias e conservação indireta de áreas de diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 67 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

Compartilhar: